quarta-feira, 30 de maio de 2007

Velhice


Eu vi sobre o clip, The Zimmers - My Generation, a alguns dias na tv alema e me interessei muito. Hoje, ao abrir o site da uol, vi de novo, entao decidi escrever um pouquinho sobre a velhice. Achei fantastica a iniciativa de mostrar que nao é por ser idoso que voce nao tem mais sonhos ou que voce nao se sente abandonado. É triste ver como nos tratamos nossos idosos. Milhoes de aposentados, abandonados ou solitários, vivendo em asilos, muitas vezes asilos sem nenhuma infra-estrutura. Nao sei voce, mas eu nao sinto tristeza por ver criancas abandonadas, mas meu coracao fica pequenininho por ver tantos animais e velhinhos abandonados, passando fome, dificuldades e tao solitários.
Uma vez, me lembro, estava em Sao Paulo e tinha ido ao despachante buscar meu passaporte, saindo de lá, uma velhinha me parou e perguntou se eu poderia comprar alguma coisa pra ela comer, visto que já era hora do almoco. Como estavamos com fome, eu estava com minha mae e irma, resolvemos ir almocar no restaurante ao lado e eu chamei a velhinha pra ir almocar conosco. Ainda lembro bem seus olhos de felicidade e de como ela comeu com gosto. Me disse ainda que seus filhos nao iam mais visita-la e que a aposentadoria dela, só dava pra comprar seus remédios e que pra todo o resto, como comer e pagar o quartinho que ela vivia, ela tinha que esmolar. Fiquei com muita dó e com um aperto enorme no coracao, ver uma pessoa que já passou a vida toda trabalhando e na velhice ter de esmolar, é muito triste. Quando terminamos de comer, eu lhe dei mais 100 reais, ela ficou exultante e me agradeceu do fundo do coracao. Aquilo me deu uma felicidade enorme que dinheiro nenhum pode pagar. Hoje, tento sempre ter paciencia pra escutar os mais velhos e nao só paciencia, mas também fico atenta e gosto de ouvir suas histórias. Nao tem nada de errado, perder 10 minutos do seu tempo, pra conversar com alguem que já nao tem ninguem mais para escuta-los. Faca uma boa acao, isso conta tanto pra um velhinho, de saber que existe ainda alguém que os escute. Lembre-se, que voce vai ser um deles, nao importa se daqui 30, 40, 50 anos, voce vai ser um deles. Lembre-se também, de educar seus flhos e ensinar-lhes paciencia e de mostra-lhes que devemos respeitar e amar os idosos, pois só assim, eles irao te amar e respeitar, quando for a sua vez de ficar velhinho.

2 comentários:

Tiago disse...

Os jovens precisam realmente saber lidar com os mais velhos, tem uma avô de 90 anos e sou louco por ela, é muito bom compartilhar de sua experiência de vida.

Beijos.

Anônimo disse...

Respeito com a terceira idade é tudo.... Um abração