terça-feira, 19 de junho de 2007

Sicko


Ontem assisti o mais novo filme de Michael Moore, Sicko. Achei o documentário fantástico. Já sabia que o que o sistema de saúde americano era ruim e caro, mas nao imaginava o quao ruim de verdade é. Aliás, até os terroristas, na base de Guantanamo, tem mais assitencia médica, que os próprios americanos de classe média. Pobre entao, é posto pra fora dos hospitais. Muito chocante.
Interessante, foi ele ter mostrado, como exemplo, o sistema de saúde gratuito do Canadá, UK e Franca. Me inpressionei com a assistencia médica inglesa em que o paciente paga apenas um pouco mais de 6 libras, para ter acesso a quantos medicamentos forem necessários, mesmo medicamentos de cancer e HIV. E na Franca, onde o governo paga babás, para irem lhe ajudar 2x por semana, 4 horas por dia.
Agora, Michael Moore, se prepara para o que pode virar uma batalha judicial contra o governo americano, por ter violado o embargo e levado 4 pessoas, sendo 3 "heróis" do 11/09, a Cuba, para serem atendidas no hospital público de Havana. Além de tratados, medicados e diagnosticados corretamente, ainda foram saudados pelos bombeiros cubanos com muito carinho.
Vele a pena assitir.

4 comentários:

anouska disse...

fantástico! quando será que chega no brasil? acho ele meio panfletário às vezes, mas não perco isso aí por nada. bjs

Fran S. disse...

Cris, eu nao sei quando vai estar por ai, nao. Mesmo aqui ainda nao chegou aos cinemas. Voce pode baixar na internet, o proprio Michael Moore autorizou. Assim, todo mundo pode ter acesso.

Tiago disse...

Gosto muito dos filmes do cara, acho que é uma cabeça crítica dentro da pasmaceira estadunidense, mas acho também um pouco megalômano, ele sempre faz questão de estar bastante em evidência nos documentários. Ninguém é perfeito, mas o fato é que Firenheit 11 e Tiros em Columbine são dois filmões. Fico imaginando um documentário dele sobre a indústria de entretenimento norte americana (fonográfica e cinematográfica), um tema delicado.

Vou ver se assito ao Sicko.

Beijos.

Anônimo disse...

Fran, nao precisa ir longe, eu mesma fui ao medico aqui em NJ e o sujeito mal me olhou na cara, nao mediu pressao, nao me levou a serio, fez mesmo pouco caso das minhas queixas e hoje, 21/07, uma semana depois, chegou a conta do pronto socorro, 310 dolares, pode isso!? Beijos, Dri.