
Ontem assisti o mais novo filme de Michael Moore, Sicko. Achei o documentário fantástico. Já sabia que o que o sistema de saúde americano era ruim e caro, mas nao imaginava o quao ruim de verdade é. Aliás, até os terroristas, na base de Guantanamo, tem mais assitencia médica, que os próprios americanos de classe média. Pobre entao, é posto pra fora dos hospitais. Muito chocante.
Interessante, foi ele ter mostrado, como exemplo, o sistema de saúde gratuito do Canadá, UK e Franca. Me inpressionei com a assistencia médica inglesa em que o paciente paga apenas um pouco mais de 6 libras, para ter acesso a quantos medicamentos forem necessários, mesmo medicamentos de cancer e HIV. E na Franca, onde o governo paga babás, para irem lhe ajudar 2x por semana, 4 horas por dia.
Agora, Michael Moore, se prepara para o que pode virar uma batalha judicial contra o governo americano, por ter violado o embargo e levado 4 pessoas, sendo 3 "heróis" do 11/09, a Cuba, para serem atendidas no hospital público de Havana. Além de tratados, medicados e diagnosticados corretamente, ainda foram saudados pelos bombeiros cubanos com muito carinho.
Vele a pena assitir.